Este livro é dedicado a minhas irmãs em Cristo em todo o mundo que anseiam por aprofundar seu relacionamento com o Senhor, alcançar tudo o que Deus tem para elas e tornar-se tudo o que ele as criou para serem.

7. SENHOR, GOVERNA TODAS AS ÁREAS DE MINHA VIDA

Conheço um rapaz que tem um coração dedicado a Deus e um grande talento para liderar cultos e ensinar a Palavra. No entanto, ele não consegue entregar sua vida completamente ao Senhor. Ele conti¬nua a viver do jeito dele, fazendo suas coisas, e está sempre frustrado porque até agora nada deu certo em sua vida - não apenas sua vida pessoal mas também profissional e financeira. Sei que, se ele apenas dissesse: "O que tu quiseres, Senhor, eu farei", e verdadeiramente vivesse de acordo com isso, Deus o usaria de modo poderoso, e todas as áreas de sua vida seriam abençoadas.
Por que algumas pessoas parecem nunca crescer no Senhor? Por que elas saem de uma calamidade para outra, sem conseguir fazer outra coisa a não ser sobreviver? Por que elas raramente experimen¬tam, se é que conseguem, a alegria do Senhor? Os avanços espiritu¬ais? Um relacionamento mais profundo com Deus? A liberdade de exercer seus dons? Por que elas não conseguem ir adiante e alcançar os propósitos e o destino que Deus tem para elas?
A resposta, creio eu, encontra-se na palavra "entrega". Eles não entregaram a vida completamente a Deus. Não colocaram Jesus como Senhor de sua vida.
Entregar tudo significa estar disposta a dizer: "Senhor, o que tu quiseres que eu faça, eu farei. Digo sim para qualquer coisa que tu me pedires, mesmo que isso signifique morrer para mim mesma e para meus desejos. Abrirei mão das coisas da carne que quero, a fim de ter mais de ti em minha vida. Irei à igreja quando minha von-tade for permanecer em casa. Irei jejuar quando minha vontade for comer. Irei orar quando preferir ir para a cama. Irei ler tua Palavra quando preferir assistir à TV. Irei contribuir quando pre¬ferir gastar o dinheiro comigo mesma. Irei adorar-te e louvar-te como minha primeira reação e não como meu último recurso. Farei o que ordenares, a fim de agradar-te e alcançar tudo o que tu tens para mim". Essa atitude de entrega significa colocar Deus em primeiro lugar e submeter-se ao senhorio dele. E faz toda a diferença em nossa vida.
Jesus é Senhor, quer você o declare, quer não. Isso porque "Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai (Fp 2:9-11). No entanto, ele não é apenas Senhor do universo, ele é Senhor de nossa vida individual também. O fato de você reconhecer isso ou não vai determinar o sucesso e a qualidade de sua vida. Se não declararmos pessoalmente que Jesus é Senhor de nossa vida, isso mostra que não somos con¬troladas pelo Espírito. "Ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo" (1 Co 12:3). Essa atitude revela que ainda so¬mos controladas pela carne.

Como tu quiseres, Senhor
Você se lembra dos filmes antigos de faroeste, em que o mocinho (de camisa branca) pega o bandido (de camisa preta), aponta a arma para ele e diz: "Mãos pra cima!" (Não seria tão ameaçador se ele disse: "Levante as mãos!")
O bandido larga tudo, levanta as mãos e diz: "Eu me rendo".
Pois bem, é justamente esse tipo de entrega que Deus deseja. Só que você não é bandida, nem Deus está apontando uma arma para você. Está apontando o dedo, porém não é para acusá-la ou envergonhá-la. Está apontando para você de maneira amorosa, como ele faria se estivesse escolhendo você para o time dele. Está dizendo: "Você! Quero você! Entregue-se a mim para que eu possa lhe dar tudo o que tenho para você".
Se largássemos tudo e disséssemos: "Eu me rendo, Senhor. Eu me entrego. Fica com tudo. Farei o que quiseres", nossa vida seria melhor a cada dia.
Por que é tão difícil simplesmente dizer: "Como quiseres, Senhor. Farei tudo o que pedires"? E porque somos obstinadas e temos medo do que Deus pode pedir de nós. Achamos que ele pode pedir alguma coisa que vai nos magoar. Além disso, não é só uma questão de dizer: "Jesus é o Senhor". Devemos fazer o que ele pede. Jesus disse: "Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?" (Lc 6:46). Duvidamos que o pedido de Deus para nós seja para nos aben¬çoar ainda mais. Só que isso é errado. Deus só deseja nos ver no time vencedor.
Se você sente que não está fazendo nenhum progresso na vida, verifique se, de fato, você se entregou ao Senhor. Você deu a Jesus aquele lugar de senhorio? Se não deu, levante as mãos e dê o primeiro passo.
Jesus disse: "E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo" (Lc 14:27). Você não pode carregar a cruz de Cristo a menos que tenha entregue sua vida a ele. Uma vida entregue a Deus, inteiramente governada por ele, pode ser usada poderosamente para os propósitos de seu reino. Deus não quer ape¬nas uma parte de você. Ele quer tudo. Ore para que você dê a Deus tudo o que ele quer.

Minha Oração a Deus
Senhor,
Curvo-me diante de ti no dia de hoje e declaro que tu és Senhor sobre todas as áreas de minha vida. Entrego a ti meu ser e minha vida e convido-te a ser Senhor de todas as partes de minha mente, alma, corpo e espírito. Eu te amo de todo o coração, toda a alma e todo o entendimento. Eu me comprometo a confiar em ti de todo o meu ser. Declaro que tu és Senhor de todas as áreas de minha vida hoje e todos os dias.
Capacita-me para que eu negue a mim mesma afim de tomar minha cruz diariamente e seguir-te (Lc 9:23). Quero ser tua dis¬cípula conforme tu disseste em tua Palavra (Lc 14:27). Ajuda-me afazer o que for preciso. Quero perder minha vida em ti, para que eu possa salvá-la (Lc 9:24). Ensina-me o que isso significa. Fala comigo de modo que eu compreenda.
Ajuda-me a dizer "sim"imediatamente quando tu dás direção para minha vida. Meu desejo é agradar-te e não reter nada para mim. Entrego a ti meus relacionamentos, minhas finanças, meu trabalho, meu lazer, minhas decisões, meu tempo, meu corpo, minha mente, minha alma, meus desejos e meus sonhos. Coloco-os todos em tuas mãos, afim de que possam ser usados para tua glória. Declaro no dia de hoje que fui crucificada com Cristo. "Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim" (Gl 2:20). Go¬verna todas as áreas de minha vida, Senhor, e guia-me para tudo o que tu tens para mim.

As Promessas de Deus para Mim
Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará.
Lucas 9:23,24

Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, so¬mos do Senhor.
Romanos 14:8

Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças.
Colossenses 2:6,7

Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
Provérbios 3:5,6

Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
1 Pedro 5:6,7